Uma nova linha de crédito no valor de dez bilhões de reais, destinada à modernização de máquinas e implementos agrícolas, foi anunciada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no domingo (26).
A iniciativa foi divulgada durante a abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, São Paulo, e integra uma nova modalidade do programa MOVE Brasil, especificamente voltada para o setor agropecuário.
Alckmin detalhou os itens financiáveis e os canais de acesso aos recursos, afirmando:
“São R$ 10 bilhões para financiar trator, implementos, colheitadeiras, toda a parte de máquinas agrícolas. Pela própria Finep, diretamente, ou pelos parceiros: cooperativas, bancos privados e o Banco do Brasil”
Ele enfatizou que os valores estarão disponíveis em um período de aproximadamente três semanas, com condições de juros significativamente mais baixas, visando impulsionar a modernização e a substituição de equipamentos no campo.
Além do crédito para equipamentos, o vice-presidente informou que o governo federal está desenvolvendo um programa para a renegociação de dívidas rurais. A medida tem como propósito beneficiar tanto produtores que se encontram em situação de inadimplência quanto aqueles que estão adimplentes, com o objetivo de fortalecer a capacidade de investimento e a competitividade do agronegócio.
Alckmin antecipou a ação, declarando:
“O governo vai tratar dessa questão. Para quem está inadimplente e até para quem está adimplente, vai ter um empenho na renegociação das dívidas”
Esta nova modalidade de crédito segue o formato de um programa similar do MOVE Brasil, lançado em janeiro do ano corrente para a renovação da frota de caminhões, cujos recursos foram integralmente utilizados em cerca de 60 dias, conforme apontado por Alckmin.
A nova fase do programa MOVE Brasil será financiada por meio do superávit do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pela Finep. O foco principal da iniciativa é promover o conteúdo nacional, a inovação tecnológica e o investimento em pesquisa e desenvolvimento no setor.
A previsão é que os financiamentos estejam acessíveis aos produtores rurais dentro de 20 a 30 dias.
Pela primeira vez, cooperativas agrícolas terão a oportunidade de solicitar crédito diretamente da Finep, possibilitando o financiamento de máquinas, equipamentos e soluções avançadas de agricultura digital.
No decorrer do evento, a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, ressaltou a importância da ação para a mecanização e tecnificação da agricultura familiar, destacando o apoio à indústria nacional.
Já o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, salientou que o setor agropecuário deverá receber um impulso significativo com a entrada em vigor do acordo entre Mercosul e União Europeia, agendada para 1º de maio, que prevê a redução de tarifas para produtos agropecuários brasileiros.